17.9.05

Yakissoba


Ingredientes:
- 1 cebola média cortada em pétalas
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 xícara de chá de champignons fatiados
- cerca de 300 g de repolho picado
- 3 fatias finas de gengibre
- 1 xícara de chá de sakê
- 4 colheres de sopa de óleo
- 1/2 xícara de shoyu
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de amido de milhoObs.
- 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 2 dentes de alho fatiados em lâminas (no sentido longitudinal)
- 1 xícara de chá de florzinhas de brócolis branqueados
- 250 g de macarrão para yakissoba tipo talharim
- 150 g de carne de boi ou porco cortada em tiras, passada no amido de milho
Se quiser, troque ou acrescente mais ingredientes. Utilize acelga, no lugar do repolho, use dois tipos diferentes de pimentão ou acrescente brotos de feijão, ervilhas frescas ou congeladas ou cenouras. No lugar da carne de porco, pode utilizar carne de boi ou camarões, ou todos os tipos de carne juntas.

Modo de preparar:
1 - Pique todos os ingredientes. Branqueie (coloque em água fervente, deixe por 1 minuto e passe na água gelada) os brócolis. Coloque o macarrão para cozinhar em água abundante. Limpe o wok com óleo e um papel de cozinha e leve-o ao fogo, deixando aquecer. Se não tiver um wok, utilize uma frigideira grande. Coloque 2 colheres de sopa de óleo e refogue ali a carne, até que fique dourada. Quando colocar a carne, coloque também as fatias de gengibre.
2 - Junte o pimentão e refogue por um minuto. Acrescente a cebola e o alho. Junte mais uma colher de óleo e continue a refogar, até que estes ingredientes tenham adquirido um leve tom dourado.
3 - Junte, então o repolho picado, os brócolis e o sakê. Continue a refogar. Numa vasilha, coloque a água, o shoyu e o amido de milho, dissolvendo-o bem. O tempo de fritura é rápido, apenas o suficiente para não deixar os ingredientes crus, mas ainda crocantes.
Se, antes de colocar o repolho, notar que o pimentão ou cebola está ficando murcho, retire num prato e só recoloque na panela no último estágio da preparação. Isso só acontece quando se usa a frigideira, porque os legumes soltam água.
4 - Quando o repolho tiver murchado um pouco, mas ainda estiver crocante, coloque a mistura de shoyu e mexa com cuidado. Deixe ferver por uns dois ou três minutos, para que engrosse.
A comida oriental não leva mais sal que o do shoyu. Prove e, se tiver pouco sal, junte mais shoyu. Por último, com o molho já grosso, junte a cebolinha. Coloque o macarrão frito na travessa e cubra com o molho. Sirva quente.


Obs:
-O Macarrão Frito com Carne e Legumes à moda chinesa, é o mesmo prato que o Yakissoba japonês. O modo de fazer é idêntico.
-O macarrão tipo yakissoba é adquirido em casas de produtos orientais. Há chatinhos, como o talharim e redondos como espaguete.
-Para fazer o Yakissoba, cozinhe-o por uns 6 ou 7 minutos e escorra. Espalhe-o sobre a mesa ou pedra da pia, limpa e seca, para que seque. Numa frigideira, coloque óleo, deixe aquecer e frite o macarrão por porções que caibam em uma tigela de servir, até que fique dourado. Sirva-o, assim como o prato chinês, com o molho por cima. Reserve uns fios de macarrão, menos fritos, ainda maleáveis, para pôr por cima do prato, como decoração. Se preferir mais light, não frite o macarrão.

Fonte: cybercook

3 comentários:

Anônimo disse...

Olà, é fundamental dizer que; o Yakissoba, assim como vários outros pratos orientais, leva óleo de gergelim!!! Que deve ser acrescentado, já quase no final, para não perder o aroma. Sem ele, vira outra receita e não o legímo Yakissoba. obrigado e bom apetite.

Anônimo disse...

Não esquecer também do hondashi(peixe em pó)que usa-se muito e dá um toque especial...

Jorge Ramiro disse...

A comida japonesa e comida asiática é geralmente saborosa. Tornou-se moda não muito tempo atrás. Agora é moda ser cosmopolita. E, felizmente, porque agora podemos encontrar comida oriental em muitos lugares. Há ums restaurantes em itaim bibi japoneses que são excelentes. Eu vou comer muitas vezes com meus amigos.