3.4.09

Claras em neve

Aqui vai a dica de como bater claras em neve com ou sem batedeira.

Nos dois modos de fazer, uma coisa é importante: as claras devem estar bem limpas, sem quaisquer vestígios de gema e nada de acrescentar açúcar ou outros ingredientes (a não ser que a receita indique isso expressamente).

Com batedeira
É o jeito mais fácil de fazer claras em neve.
Primeiro (óbvio) separe as claras das gemas.
Coloque as claras na bacia da batedeira.
Ligue a batedeira na velocidade mínima por cerca de 5 minutos (dependendo da quantidade, pode chegar a uns 10 minutos).
As claras formarão uma espuma consistente. Se você pegar um pouco numa colher e virá-la de ponta cabeça, não cairá.

E deu. Suas claras estão em neve. :)


Sem batedeira
Coloque as claras em uma tigela (dizem que o ideal é que seja de cobre ou de porcelana, mas acho que isso é besteira)
Pegue seu batedor de clara em neve (os mais chiques chamam de fouet) e comece a 'quebrar' as claras.
'Quebrar' as claras é começar a bater lentamente. Comece devagar e vá acelerando aos poucos, progressivamente.
No final, as claras devem se soltar facilmente das bordas da tigela onde foram batidas.


Obs.: se você não tem nem batedeira, nem fouet, você precisará de muita habilidade para bater as claras na colher (minha avó conseguia essa façanha). O melhor é adquirir pelo menos um desses maravilhosos equipamentos de cozinha.

18 comentários:

catwish Carol Mazieri disse...

Consegui!! Obrigada!Casa nova, sem batedeira ainda, e doida para fazer um gratinado de couve manteiga.Consegui fazendo pelo fouet! Obrigada pela dica.

PauloZnSp disse...

Minha mãe sempre bateu as claras na mão em um prato comum e um GARFO. Colher não deve dar. E ela batendo na mão fica mais bonita e cremosa do que na batedeira.

Anônimo disse...

hummm eu fiz e deu certo fico gostozo e meio amarelo pq caiu gema de ovo dai eu coloquei açucar e coloquei em cima do meu musse de tangerina que é feito de suco em pó de tangerina leite condençado e creme de leite batido fico bomm vcs tem que provar é mt gostozo!!!

Anônimo disse...

adorei a dica fiz para acrescentar no meu pão de ló... hum...

Anônimo disse...

Nunca tinha feito, peguei um garfo e fiz na raça, ainda adicionando açucar e limão. O resultado foi melhor do q o esperado, muito bonita e ainda gostosa, mas meu braço agora esta doendo... XD

Anônimo disse...

primeira vez que fiz e acertei...ficou muito bom...obrigada!!!

Anônimo disse...

Mas são quantos ovos?!

Anônimo disse...

hahaha anônimo acima, são quantos ovos vc quiser!!

Anônimo disse...

Li e bati com um gafo num parto de sopa e deu certinho ficou banquinho e espumaos , to pasmo,

gaby disse...

não deu nada certo fiquei batendo mais de 10 minutos e não saiu nada

Anônimo disse...

Kkkkkkk

Sarah disse...

Bgd,sou mto nova nesses assuntos de cozinha sb?Mas ficoou otimo ") mto obgd

Anônimo disse...

Pqp preciso fazer um doce que leca claras em neve e estou perdida, :(

Anônimo disse...

eu fize nao consegui ai,eu pedi minha irma pra fazer pra mim e coloquei corante comestivel amarelo,ficou massa.

carol,10 anos

Anônimo disse...

eu fize nao consegui ai,eu pedi minha irma pra fazer pra mim e coloquei corante comestivel amarelo,ficou massa.

carol,10 anos

Anônimo disse...

Mas ai o seu virou merengue.. Não claras em neve.. ;)

Flavia Pormeryany disse...

Ficou meio ruim pq eu fiz com a batedeira e ficou grudento e aí eu fiz com o fouet aí parece q ficou bom mais quando eu botei no meu mousse ficou com gosto só de ovo e eu tive q jogar meu mousse fora

Unknown disse...

É preciso colocar açúcar?