12.10.16

Palmito de bananeira

Essa é pra quem tem bananeiras em casa.
Depois que a bananeira dá frutos, ela morre e normalmente a gente pica o tronco e deixa pra compostar.
Não mais. Descobri há pouco tempo que o miolo do tronco da bananeira é comestível e muito semelhante ao palmito jussara que a gente compra em conserva.


Logo que retirar o cacho de bananas, corte a bananeira e retire o miolo do tronco - tirando as camadas externas até chegar no miolo.
Corte o palmito de forma aos pedaços caberem em panelas para serem fervidos.
À medida que for cortando, lave os pedaços de palmito e coloque-os imediatamente em água com vinagre ou água com sal e limão para não escurecer. Após ser retirado da casca, o palmito escurece rápido, então é importante ir colocando os pedaços que já estiverem descascados na água com vinagre ou limão logo.

Corte os palmitos em rodelas grossas conservando sempre em água e limão para não escurecer. Ao cortar em rodelas o palmito vai soltando a nódoa da bananeira formando uma espécie de fiapos. Retire todos os fiapos das rodelas antes de ferver.
Ferva por 3 vezes para tirar o gosto amargo. Usar duas colheres de (sopa) de vinagre a cada litro de água nas 2 primeiras fervuras. A cada troca de água ferver por 5 minutos.

Conservar em água de vinagre ou limão na geladeira.

Nenhum comentário: