24.12.11

Salada de batata (maionese) com uvas passas e maçã

Ingredientes
3 batatas grandes
sal a gosto
2 maçã verdes sem casca
1 maçã vermelha com casca
suco de 1/2 limão
1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes
1 xícara (chá) de maionese
1 colher (sopa) de salsa picada
folhas verdes

Preparo
Corte as batatas em cubos e cozinhe em água e sal até ficar macia, mas ainda firme. Corte as maçãs verdes em cubos e a vermelha em meia-lua. Regue as maçãs com o suco de limão (isso vai evitar que elass escureçam na salada).
Ponha as unas passas em água fervente para ficarem macias e inchadinhas (se preferir deixá-las de molho no rum, também fica ótimo). Escorra as uvas. Em uma saladeira, ponha a batata, a maçã verde, a uva passa e misture maionese. Salpique a salsa, decore com a maçã vermelha e as folhas verdes. Sirva em seguida.



A maionese é um prato quase que obrigatório ns festas de fim de ano e serve de ótimo acompanhamento para churrasco ou galeto. É um prato simples e fácil de preparar que permite muitas variações: bassta manter a base (batata cozida) e alterar o molho (normalmente a maionese, mass pode ser usado iogurte, uma mistura de maionese e mostarda, molho de limão, creme de leite, etc.) e/ou outros ingredientes (pode-se colocar castanhas, tomate cru (sem as sementes para não deixar a maionese úmida), tomate seco, azeitonas, ervas (manjericão, ervas finas, salsa, etc.). Use sua imaginação e faça seus amigos se deliciarem com uma bela maionese.

Nenhum comentário: