28.11.15

Sangria

Ingredientes
• 1 laranja
• 1 limão siciliano
• 500 ml de vinho tinto seco
• 6 aniz estrela
• 2 paus de canela
• 330ml de água gaseificada ou água tônica





Preparo
Lave a laranja e o limão. Corte algumas fatias finas de cada fruta, core as fatias ao meio e reserve.
Esprema o restante da laranja e do limão e misture o suco com o vinho em uma jarra. Adicione o aniz estrela e a canela. Leve à geladeira e deixe descansar por algumas horas para pegar o sabor.

Ao servir, em uma taça coloque uma meia fatia de limão e de outra de laranja, uma dose da sangria preparada e complete com a água gaseificada.

21.11.15

Gelado de banana e morango

Ingredientes
bananas
morangos


Preparo
Corte as bananas em rodela. Lave e tire as folhas dos morangos. Leve ao congelador por pelo menos 2 horas. Retire as bananas e morangos congelados do freezer e bata no liquidificador ou processador até virar um creme homogêneo.

É isso. A textura fica semelhante a um sorvete. Pode-se adicionar um pouco de suco de limão para acentuar o azedinho do morango.

Os dias quentes estão chegando. Aproveitem!!!!

16.11.15

Carneiro de Arglia

Ingredientes
1 kg de pernil de carneiro 
500g de tomates pelados
500g de semolina
1/2 abóbora em pedaços
6 batatas médias em pedaços
3 ovos cozidos
4 cebolas médias picadas
2 colheres (sopa) de molho harissa
7 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de massa de tomate
1 pitada de gengibre
1 pitada de açafrão
sal


Preparo 
Trabalhe a semolina numa tigela com as mãos sempre úmidas. Coloque-a num escorredor de macarrão e mergulhe esse escorredor numa panela com água fervente (só meia panela de água). Regue com duas colheres (sopa) de azeite, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por mais ou menos duas horas, mexendo de vez em quando. 

Enquanto isso, passe o tomate pelado po uma peneiroa. Em uma panela, doure a cebola no azeite e acrescente a carne de carneiro, os tomates passados na peneira e a massa de tomate. Cubra com água fervente. 
Acrescente o grão-de-bico escorrido, o molho harissa, o gengibre, o açafrão e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em fogo brando e mexa de vez em quando. Cozinhe, separadamente, a abóbora e as batatas, em água e sal. 

Quando tudo estiver pronto, deite a semolina numa travessa. Sobre ela, coloque a perna de carneiro e o grão-de-bico. Disponha a abóbora e as batatas em volta. Finalmente, salpique com os ovos cozidos picadinhos.

8.11.15

Siri com batata e ovos

Ingredientes
500g de carne de siri 
3 batatas cortadas em rodelas 
Sal e pimenta-do-rein
Cheiro verde picado
1 garrafinha de leite de coco 
3 ovos 
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo 
Óleo para untar

Preparo
Corte as batatas em rodelas. Coloque numa panela a carne de siri com abatata e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto. Leve ao fogo com um pouco de água e deixe cozinhar até a carne ficar macia.
Acrescente o leite de coco e mantenha no fogo até reduzir bem o molho.
Enquanto isso, bata as claras em neve. Depois, vá acrescentando as gemas às claras batidas, uma a uma, batendo após cada adição. Por último, adicione a farinha.
Arrume o refogado de bata e siri em uma assadeira untada. Cubra com os ovos batidos, leve ao forno e deixe o tempo suficiente para cozinhar os ovos. Sirva em seguida.