16.8.11

Feijão

Estava conversando com algumas amigas no bar e uma delas veio dizendo que nunca fez feijão em casa porque não sabe fazer (a bonita já com quase trinta) e que a mãe dela já explicou várias vezes como faz, mas ela não consegue gravar o passo a passo.
Para outros que não fazem feijão porque acham complicado, digo que cada pessoa tem um jeito de preparar esse prato básico da culinária brasileira. Abaixo seguem três receitas diferentes para os iniciantes escolherem.

Meu feijão
Lavo meio quilo de feijão e cozinho apenas na água (sem mais nada, nem sal) na panela de pressão por 20 a 30 minutos. Cozinhando sem sal, ele fica macio mais rápido (acho que todos viram algo sobre equilíbrio osmótico na escola).
Depois de cozido, separo em porções individuais e preparo temperos diferentes para cada uma delas. Às vezes, congelo sem tempero e só tempero na hora de comer.
Temperos:
Alho: refogo uma cabeça de alho, acrescento o feijão já cozido e adiciono o sal.
Linguiça calabresa, cebolinha verde, cominho, coentro, cebola e paio são outros 'aditivos' que costumo colocar no meu feijão.


Feijão da mãe da Rúbia
- O feijão deve ficar de molho de véspera (na noite anterior, coloque o feijão de molho)
- Escorra a água do feijão e lave-o novamente. Com um pilão (ou com o fundo de um copo) aperte o feijão - a Rúbia não soube explicar por que a mãe dela faz isso e outras amigas disseram que já viram suas avós realizando esse procedimento - deve servir para alguma coisa.
- Prepare o tempero: pique bem miudinhos uma cebola e meia cabeça de alho. Refogue até ficar douradinho. Acrescente salsinha e coentro e refogue mais um pouquinho.
- Acrescente o feijão (sem água ainda) e refogue mais um pouco. Acrescente água, a linguiça e o louro. Se for colocar verduras, coloque agora. Verduras que foram sugeridas: repolho, couve e nabo. Deixe cozinhando por 40 a 50 minutos (ela usa panela normal, não de pressão).

Feijão da Sílvia
O feijão fica de molho na véspera.
Refogue cebola e acrescente o coentro e o louro. Adicione o feijão e a água. Acrecente uma abóbora cortada em pedaços grandes. Feche a panela de pressão e deixe cozinhando por cerca de meia hora. Deu, está pronto.
Esse feijão eu provei e adorei a idéia da abóbora. Ela fica bem molinha e dá uma cor e uma textura ótima pro feijão quando derrete. Uma delícia!


Se alguém tiver outras receitinhas de feijão ou quiser fazer sugestões, podem comentar.
Vou ver se pergunto a outras pessoas como elas preparam seus feijões para colocar outras receitas aqui.
Beijos a todas.



2 comentários:

Ana Lucia Malta disse...

No início eu fazia meu feijão da forma tradicional.De um tempo p cá passei a fazer de um jeito q todos gostam mt.Deixo de molho de um dia p o outro. NO dia seguinte, escorro a água roxa(pois essa dá gases), coloco no fundo da panela de pressão + ou - 2 dedos de azeite,cubro esse azeite com cebola picada(+ou-)@ cebolas grandes. Quando ela começar a ficar transparente, coloco 2 cabeças de alho triturados,coloco 4 folhas de louro, um pouco de cominho em pó(=ou-)1 colher de chá, sal à gosto. Tapo a panela e quando ela começar apitar, conto 45 minutos em fogo baixo, depois q sair a pressão tiro a tampa e dou uma amassada para engrossar o caldo. Eu uso a quantidade que preciso na hora, depois congelo em potinhos menores. O legal desse jeito de fazer feijão é q não precisa temperar depois e ele fica mais gostoso pq é cozido com o tempero. Qdo descongelar, faça naturalmente. Não descongele no microondas com vasilha pástica, pois libera dioxina qu é extremamente tóxicos. Bom apetite!!!

Eliane Faas disse...

Também deixo de molho de um dia pro outro pois cozinha mais rápido.
os temperos de sempre, alho, cebola, sal etc, tb ponho pra cozinhar tudo junto.
Pra dar um toque mexicano uso um pacotinho de molho de tomate pronto, qualquer marca serve, ajusta o sal depois de cozido. E também fica ótimo fazer com carne moída e molho de tomate aí é mexicano puro! e não esquecer de um pouco de pimenta.BJs