7.1.06

Biscoito de gengibre


Esse biscoito aparece em diversos contos de fadas alemães e nórdicos. É uma receita típica desta região, sendo consumido principalmente no natal.



Ingredientes
biscoito
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
2 colheres (chá) de gengibre, em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
4 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de açúcar, mascavo
manteiga e farinha para untar

glacê
1 clara de ovo
açúcar de confeiteiro, o quanto baste
corante alimentício líquido em cores variadas


Preparo
biscoito
Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter. Mexa bem até que toda a mistura tenha derretido. Coloque a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato, peneirados, num recipiente.
Acrescente a calda derretida e o ovo batido no recipiente com a farinha. Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme plástico.
Não se preocupe com a consistência da massa, pois a princípio ela fica muito mole.
Leve a massa à geladeira por no mínimo 12 horas. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Polvilhe uma superfície lisa com bastante farinha de trigo. Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 0,5 cm. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se você não tiver nenhum, use a boca de um copo.
Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Distribua os biscoitos na assadeira, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até que os biscoitos comecem a dourar.
Retire os biscoitos do forno e espere esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se preferir, enfeite os biscoitos com o glacê. Conserve em recipiente fechado, em local seco e arejado.


glacê
Coloque a clara num recipiente e bata ligeiramente com um garfo até obter uma leve espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme não muito mole.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante das cores desejadas. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

5 comentários:

Anônimo disse...

por favor, alguém sabe me dizer qual seria a validade desses biscoitos? Como são uma tradição de natal, antiga para enfeitar inclusive arvores, acredito que devem durar 1 mês.
Agradeço desde já pela resposta

Unknown disse...

Achei uma receita parecida em outro site e a orientação para congelamento é de embalar depois de frios e manter em freezer por até 3 meses. Ainda não experimentei nenhuma das receitas, então não posso dizer se dá certo... Boa sorte!

Luiz Eduardo disse...

Olhe, eu ja fui a Alemanha, e comi esses biscoitos depois de um certo tempo, nunca me fizeram mal, Claro deixar em locais úmidos não é muito bom. Mas eu creio que se deixar num lugar seco, não tem mal nenhum. Alias ótimo site!Estava procurando um site como esse. Parabéns.

Anônimo disse...

e alguém me poderia dizer se a massa dos biscoitos pode ficar mais do que um dia a repousar?

Chinesinha Limão disse...

Excelente receita e resulta na perfeição. Recomendo mesmo. Obrigada :)