15.11.04

Pão Italiano (Receita para 4 pães)

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo;
1 ¾ xícara de manteiga ou banha;
1 tablete de fermento;
2 xícaras rasas de açúcar;
5 ovos;
1 xícara de leite.

Modo de Preparo
Peneire juntos os ingredientes secos. Dissolva o fermento no leite. Misture tudo, juntando a banha. Peneire a farinha de trigo com o sal. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, a gordura, o fermento levedado, metade do leite e metade da farinha de trigo peneirada. Bata bem e junte o resto do leite e o resto da farinha de trigo. Cada vez que acrescentar um ingrediente, bata bem para misturá-lo à massa. Bata a massa rigorosamente até obter uma massa branca e macia. Divida a massa em 4 porções iguais. Unte e polvilhe de farinha de trigo 4 formas de pão. Coloque aí a massa de cada pão, que deverá ficar pelo meio da altura da fôrma, pois a massa deve crescer quase o dobro do tamanho. Cubra as formas com um cobertor e deixe em lugar quente, por 1 hora. Quando os pães estiverem bem crescidos, asse-os em forno moderado.

5 comentários:

Anônimo disse...

não sei como vocês estão fazendo na hora de esperar o pão crescer. quando eu faço, deixo o pão crescendo em cima do forno ligado para ficar mais aquecido.

Anônimo disse...

Eustaquio
não sou um profissional no ramo mas sou curioso, fiz o pão, ficou muitoooooo gostozo e fofinho, mas da seguinte maneira. botei a farinha o fremento sêco instantanio , 2 colher bem cheia, cinco ovos uma colher de sal a manteiga racomendada o leite e mais 350 ml de agua e o açucar, só que a manteiga bota por ultimo depois de uma pré misturada, Obs: eu tenho um misturador que fiz para um quilo de massa, a massa fica como uma esponja. botei pra fermentar no forno do fogão e em baixo do forno coloco uma vazilha com agua quente, depois de uma hora troco a agua, com dua horas de fermentação em uma só placa o pão crece que até assusta a gente, levei ao forno brando por trinta minutois e3 mais susto quando verifiquei o tamanho que ficou de tão grande.... obs: crece mais no forno por motivo dos ovos e para não baixar eu adiciona na massa melhorador de farinha. ( ficou paracendo algodão doce de tão fofo e gostôso

Anônimo disse...

Fazer uma massa para pão requer muito amor. Esse tal de Eustáquio, deve estar brincando com o comentário que disse. Realmente é doloroso saber que uma pessoa proceda dessa maneira com uma coisa muito séria que é a culinária. lamentáaaaavel.

Anônimo disse...

MUITO BÃOOOOOOOOOO MESMO !!!

MINHA VÓ Q FAZIA ... A CULINÁRIA É PARA POUCOS , E NÃO CHERETAS

Anônimo disse...

primeiramente vcs estao fazendo um pao caseiro normal pq pao italiano e feito de fermentaçao natural e nao vai açucar e nem ovo proficionalmente qualificando essa receita minha nota e 0.