18.8.05

Trufas de Laranja

Informações sobre a receita:
Para decorar você pode utilizar tirinhas de casca de laranja: corte a casca da laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Coloque sobre cada uma das tarteletes.

Ingredientes:
Para a massa de trufa:
250ml de creme de leite fresco,
400g de Cobertura de Chocolate ao Leite,
casca fina de 1 laranja,
4 colheres (sopa) de licor Grand Marnier.
Para banhar:
600g de cobertura de chocolate ao leite, picada,
cacau em pó

Modo de Preparo:
Coloque o creme de leite fresco numa panela média e leve ao fogo baixo até iniciar a fervura. Retire do fogo e acrescente 400g de chocolate, picadinho e mexa até dissolver totalmente. Reserve. Corte a casca de laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Leve-as ao fogo baixo numa frigideira pequena e, com uma colher de pau, vá remexendo, para que o calor se distribua por igual e se desenvolva o aroma dos óleos da casca. Não deixe queimar, para não amargar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Misture as raspas de laranja (reserve um pouco para decorar) e o licor à massa de trufa e leve-a à geladeira por uma noite.
Modele as trufas com a ajuda de 2 colheres (chá). Evite o contato com as mãos, para que elas não "derretam" e mantenha-as na geladeira até o momento de banhar.
Derreta os 600g de chocolate restante em banho-maria, misturando com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, até derreter completamente.
Despeje o chocolate num refratário limpo e seco e sobre ele, acomode um prato contendo água fria, para acelerar o resfriamento.
Misture com uma espátula até que, provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sinta que ele está "frio".
Mergulhe as trufas neste chocolate, escorra o excesso e leve à geladeira por 5 minutos, para secar. Envolva as trufas no Cacau em Pó e acomode-as em seguida em forminhas ou na caixa em que for servir, não esquecendo da decoração com uma tirinha de casca de laranja.

Um comentário:

ƒå®ţħ Şţå® Ğōŀđ ۝ ™ disse...

...essa receita é sen comparação!!!
,,,nunca tinha experimentadp, pois um amigo q me fz a proposta.
Desde aquele dia tive o interesse q aprender a fazer, e hoje faço a minha própria Trufa de Laranja.

Obs: "...a coisa mais gostosa é você tar experimentando algo e sabendo que foi você mesmo quem fez!!!"