30.9.05

Ambrosia II (sem ovo)

Ingredientes
1 litro de leite azedo
250g de açúcar
cravos da índia
canela em pau

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela funda e mexa de vez em quando até chegar ao ponto desejado.
Para fazer o leite azedar, basta jogar um pouquinho de suco de limão no leite que ele talha rapidinho. :)

Essa ambrosia é a que a gente prepara aqui em casa. Fica uma delícia!!!!

53 comentários:

Anônimo disse...

Isso não é ambrosia, mas é bãããããoo
:D

Anônimo disse...

Concordo com a Mirela. Esse doce é muito bom! Mas... não é Ambrosia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrosia). Conheço este doce como "doce de leite talhado" ou "doce de qualhada", ou ainda "doce de leite couve-flor" por causa dos gomos que cria.

Anônimo disse...

Realmente, isso não é ambrosia.

Mas, desde pequena, ouço minha avó chamar isso de ambrosia e a gente nem imaginava que existia outra coisa com esse mesmo nome. Por isso coloquei com esse nome no blog (até pq não sabia que nome dar a esse docinho com gosto de infância) :)

Adorei o nome 'doce de leite couve-flor'

Beijos pra vocês e muito obrigada pelos comentários.

Anônimo disse...

Não é ambrosia , mas minha mãe fazia assim também e é bom pra caramba.. la em casa o nome era "cachorrada" rsss não sei porque...

Anônimo disse...

MEU DEUS ATE CHOREI QUANDO VI ESSA RECEITA, TENHO 23 ANOS E MINHA MÃE FALECIA FAZIA ESSE DOCE PRA MIM QUANDO ERA PEQUENA. FIZ E FICOU IGUALZINHO !BJS MUITO OBRIGADA VC E´UM ANJINHO !DEUS TE ABENÇÕE!

Anônimo disse...

Nossa!! A muito tempo que esperava por esssa receita...ela é maravilhosa! Lembra meus tempos de criança e era essa Ambrosia que comia, sem ovos...obrigada!

Anônimo disse...

Olá, pessoal!!!! Acho que é ambrosia sim, pois essa receita é muito antiga e dependendo da região tem alterações. Como esse docinho dos deuses desde pequena, minha mãe fazia pra mim, é o meu doce preferido. Tem gosto de infância pra mim...Obrigada, vou fazer. (Expermentem morno com uma bola de sorvete de baunilha).

Unknown disse...

Claro que isto é ambrosia!! Aliás, esta é a verdadeira ambrosia, que nossas avós faziam. Depois é que começaram a inventar em cima, colocando ovos, etc...mas nenhuma se compara a esta delícia!!

Mi Monteiro disse...

O nome eu não sei, mas o negócio é muito bom, minha mãe fazia quando viva, valeu pela receita!!!

Anônimo disse...

é certo que antigamente se aproveitava tudo por isso a receita original é esta sim um limão se plantava e colia na hora no quintal o leite que por descuido do tempo azedava ,o açucar era em pedra feito de frutas ou quem tinha facilidades do produto feito pelos engenhos (fazia açucar e cachaça ). quem não sabe o que diz incentiva quem ajuda parabens

NEVES disse...

Ambrosia ou não, é o melhor doce que
existe. Adoro!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi meninas, eu quero fazer esse doce por q estou morrennnnnndo de vontade, mas tenho uma duvida, uso o soro do leite azedo ou jogo fora, procurei em varios sites mas ninguem especifica.
Me respondam logo kkkkk moro em Londres e quero fazer pra esse fim de semana p o meu padastro q eh ingles e nunca comeu.
bjs a todasss!!!!!

Grixx disse...

Resposta ao anônimo:
Quando estou com pressa, eu tiro boa parte do soro do leite. Seca mais rápido e o sabor dos gomos fica mais suave.
Deixando o soro todo, demora um bom tempinho até engrossar, mas os gominhos ficam deliciosos, com um gostinho de queijo (algo entre uma ricota e um quark).

Espero ter ajudado. Não sei a minha descrição do gosto ficou bem precisa, mas acho que é isso hehehe

Alerosa disse...

Ontem, tentei fazer uma ambrosia, e ficou horrível. Procurando, encontrei essa receita que é divina, lembrei-me de quando criança, e aquele restinho de leite que vendia em saquinho azedava e minha mãe fazia esse doce.EU SIMPLESMENTE ADOREI, são exatamente 00:13, e eu não consigo parar de comer.Muito obrigado!!!

Vaninha disse...

Realmente meninas,estava a noite com vontade de comer um doce do que eu lembrei?desse docinho,minha mãe fazia sempre pra mim e minha irmã,oque mais adorei nessa receita foi pq não leva ovo,o que minha mãe fazia levava ovo tambem ficava muito bom.
bjksssss lindonas

Maria Alice disse...

Há anos que eu nao via o leite talhar, mas hoje, isso aconteceu e eu fiquei pensando em como fazer o tal docinho que minha mãe também fazia....que bom que achei voces, pois tinha duvidas sobre jogar ou não o soro que formou.
Depois eu conto se ficou bom.

FB Cassia disse...

Anonimo, eu preparo a ambrosia dos dois jeitos, com pouco soro ou com todo o soro. Quando quero fazer mais rápido e comer todinho na hora, tiro um pouco do soro. Quando o leite foi fervido e depois deixado para talhar, fica mais doce, sem aquele azedinho, então, deixo todo o soro. Passa umas duas horas no fogo bem baixinho, pra cozinhar a ambrosia na calda (composição do soro com o açúcar). Não mexa, pra não desmanchar os grumos; só vire delicadamente com uma colher grande.
Quando quero que a ambrosia fique mais macia e amarelinha, bato 3 ou 4 ovos (depende do tamanho dos ovos) em 1/2 litro de leite, com um mix, e misturo ao leite já talhado. Só então acendo o fogo.

Anônimo disse...

Menos, garotas, menos. Ambrosia leva ovos, esse doce não. E sabe como se chama no Mato Grosso ? Cachorrada. Não me perguntem por quê. Deve ser porque é bão pra cachorro. Me chama de Lulú e leva pra casa.

Unknown disse...

Se é ambrosia ou não, não importa. O que importa é que vários internautas lembraram de suas mães. Inclusive eu. Até me emocionei. A receita da minha mãe levava ovos e leite talhado. Lembrem-se que antigamente se aproveitava tudo, nada se perdia. Tudo se transformava. Obrigadaaaa.

Trisinha disse...

Minha mãe faz e realmente é um dos doces mais deliciosos que existem.Mas ela disse que só dá pra fazer com aquele leite de saquinho pois o de caixa fica amargo.É isso mesmo?Tem algum segredo?Eu nunca consigo fazer gostaria que você desse mais detalhes.Beijos da Paty

Anônimo disse...

Vi a receita agora e vou tentar fazer ja que estou com 3 litros de leite aqui meio azedinhos kkk, achei muito simples então vou tentar!!!Não tomo leite, mais se der certo sei que minha filha e esposo vão adorar!Vi em outra página que com o soro que fica pode-se fazer uma calda acrescentando açucar.
Depois venho contar se deu certo e o que meu esposo e filha acharam!!!

Progressivos Italianos disse...

Até parece que homem não pilota fogão ! Vou opinar também hehehe !! É ambrosia sim ! Quando minha finada tia-avó Joana ia passar uns dias com a gente lá no sitio meu pai ia no tambo e buscava um tarro de leite (+ou- 5 litros)só pra deixar talhar e a vó Joana fazer ambrosia num tacho de cobre que o pai tem até hoje...! Ia canela, cravo, ovos, depois de pronto em meio ao caldo ficavam uns caroços caramelados que pareciam balas ia pra geladeira e a gente comia dando risada de tão bom ! Depois que a vó faleceu lá se vão 20 anos, nunca mais comi ambrosia igual...

Geovanna disse...

ESSE DOCE É BOM MAIS É MUITO BOM MESMO VALE A PENA FAZER

Chef Newton ( O Culinarista) disse...

O nome que se da a um prato, seja doce ou salgado, vai de quem o cria! Meu caro Grixx, se vc copiou esta receita de familia ou a criou, não importa, o que realmente interessa, é que você nos deu um excelente doce, simples e facil de ser executado, muito gostoso e nos remete a lembranças da época das nossas avós e mães. Com ovo ou sem ele, o doce fica excelente, de se ver e comer. Parabéns!

Rosana Vanzeli disse...

AQUI NO ESTADO DO MATO GROSSO CHAMA 'CACHORRADA'. INCLUSIVE NAS FEIRAS LIVRES ENCONTRAMOS COM ESSE NOME. COMPREI HOJE (UMA DELÍCIA) E QUANDO ENTREI PRA ENCONTRAR A RECEITA ACHEI COM ESSE NOME DE AMBROSIA....LEGALLL...

Anônimo disse...

isso é sim ambrosia e niguem vai mudar isso vem de tempos e tempos
só oq aconteceu é q os espertos querem mudar mas fora isso me ajudou muito em um trabalho da escola
valeu mesmo Grixx

emilly disse...

olha essa receita também me fez lembrar minha mãe,ela faleceu quando eu tinha 15 anos,e agora estou com 23 desde aquele tempo que eu não tinha mais comido esse doce.adorei a receita é igualzinho a qual ela fazia.bjsss...

luci disse...

vou tentar pela 3. vez....a primeira caramelizou como uma pedra ficou ???....a segunda nada de criar os tais gruminhos???...agora vou tentar novamente e dessa vez estou deixando o leite talhar de proposito, em cima da pia....vamos ver no que vai dar....!!!!

Anônimo disse...

cá estou eu novamente.....não consegui, coloquei 1 colher de sopa cheia de açucar para 3 copos de leite talhado com cravos....o soro foi secando mexi quase nada e foi secando secando, quando de repente começou a pipocar fora da panela uma loucura o fogão ficou todo pingado de branco me queimei...resolvi desligar o fogo quase não tinha mais nada na panela, formou um pequena pasta na cor caramelo....grumos nem pensar, vou desistir e ficar só na vontade !!!!

Debora disse...

Gostaria de saber para talhar o leite vc coloca suco de limão nele frio ? espera qto tempo pra usar?? ou tem que ser fervido? pode ser leite de caixinha?? agradeço quem responder pois quero muito fazer esse doce que conheço e lembro da minha infancia.
obrigada

grixx disse...

Para tlhar o leite, coloque suco de limão no leite frio. O leite de saquinho talha mais facilmente, pois tem menos homogeneizantes que o de caixinha.
Em cerca de dois minutinhos o leite já está talhado.

Debora disse...

Grixx muito obrigada agora vou fazer e depois posto o resultado

Anônimo disse...

A diferença entre ambrosia e o doce de leite qualhado ou cachorrada como costuma ser chamado em algumas regiões é que:
A ambrosia leva em sua receita ovos
e a cachorrada não leva ovos.

Se quiserem saber mais é só ir no site que eu fui e que explica direitinho. E que inclusive tem as duas receitas.
:)
www.portaltudoaqui.com.br

cecilia disse...

seja lá quem for vc é um anjo na minha vida a partir de agora - estou teclando e chorando pois esse doce é da minha infancia com minha avó querida que faleceu há 14 anos e desde então ninguém da família sabia fazer - vou tentar amanhã e depois conto a vcs todas - muito obrigada por esse presente - abraço a todos.

Anônimo disse...

Quando li a receita não levei fé.Mas é o melhor doce que já comi na minha vida.Que qualhada ou cachorrada bem BOA!!!!!

Visao Jovem disse...

Gente, mas nao fica pedacinhos tipo de leite no meio??? Oo
Eh muito bom, mas ele ficou liso o doce, fiquei muito triste eu esperava q ficasse tipo uma couve flor no meio mesmoo

Anônimo disse...

Oi gente ,meu nome é Tatiana ,sou de Porto Alegre,e adorei recordar o sabor da minha infância,minha mãe quando relembrou a receita foi na mesma hora fazer o doce e nos deliciamos. Obrigada por nos fazer lembrar dos meus melhores tempos.

Anônimo disse...

Amborisa é um antigo doce português e, como todo doce português, leva ovos. A variação criada com o limão, que talha mas não fica em grandes gomos é brasileira, na verdade é doce de leite talhado. Mas não importa o nome, é muito gostoso também.

Áleckys Anghew disse...

Não importa o nome, com o passar do tempo as pessoas tendem a modificar as receitas antigas(de nossas avós e bisas), para dizer q são novas receitas, mas esse doce é bemmmm antigo e é uma delicia por que sempre nos faz recordar nossa infância e não tem coisa mais gostosa do que recordar a infância com um doce maravilhoso como esse.

Anônimo disse...

Bem, se é ambrosia ou não, esta é a AMBROSIA que eu conheço - e pode ser colocado leite condensado no lugar do açúcar.
Inclusive, não gosto destas que fazem com ovo!
PARABÉNS por relembrar esta receita deliciosa!

nanda disse...

Fiquei muito feliz quando encontrei essa receita,já fazia 08 anos que eu havia comido esse doce e nunca consegui fazer igual ,fiquei com desejo desse doce na minha gravidez mas minha mãe não sabia como era feito,vou fazer hoje mesmo e matar minha vontade.Obrigada pela receita!

Anônimo disse...

eu não sabia o que fazer com o leite que azedava agora sei muito obrigado pela receita

Anônimo disse...

eu não sabia o que fazer com o leite que azedava agora sei muito obrigado pela receita

lize disse...

isso ambrosia sim porque minha avo fazia para nos aqui vai ovo e cremosa

lize disse...

e ambrosia sim minha VÒ fazia para nos quando pequena mas e antiga essa receita as novas sao cremosas

Selma disse...

Não sei o que acontece que nas 2 últimas vezes que fiz o doce, não ficou em grumos. Estou começando a achar que é culpa dos conversantes que devem colocar no leite.
O primeiro ficou bom demais.
O segundo, não formou grumos, ficou como agua com leite em pó.
O terceiro formou pouquíssimos grumos e ficou com consistência puxa puxa.

Alguém tem idéia do que pode estar acontecendo de errado?

Anônimo disse...

A muito tempo eu tento descobrir essa receita, minha mãe sempre fazia quando eu era pequena!!!

leticia disse...

nossa estava percorrendo vários sites pra ver se achava algo parecido com a ambrosia que minha mãe fazia com leite estragado ....e vejam só... é igualzinho o que minha mãe fazia pra nós obrigada por colocar essa receita pra relembrar os tempos de criança... bjus a todos.

feranda disse...

ola fiz mas naum ficou os grumos e sim pastoso o que fazer tira o soro com faz?espero resp meu email é nandailka@yahoo.com.br

Juracy disse...

Uma delicia!!! Saudades da minha mãe

Amélia disse...

Eu, escondidinha, jogava limão no leite,falava mãe coalhou, faz um doce!.

Anônimo disse...

Arrasou!! Obrigada!! tenho 32 anos e a muito tempo queria lembrar..ou melhor, descobrir essa receita. Minha avó fazia esse doce delícia e eu nunca descobri como fazia. Todos que eu provava tinham um gosto q nem de longe se comparava ao gosto do doce que ela fazia....hj o leite aqui de casa estragou e meu pai teve a idéia de fazer esse doce..corri aqui pra net e entre tantas achei essa receita. Ao meu ver, essa é a verdadeira ambrosia sim..simples, gostosa, com gosto e cheiro da vovó.

Anônimo disse...

Conheço como ambrozinha, e concordo q se mudou a receita, mas o tradicional é mais gostoso. Muito bom esse doce. Insuperável.